É a droga, cuja recuperação do viciado é mais difícil.
.
Mistura de cloridrato de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em pequenos grãos que são fumados em cachimbos, improvisados ou não. Bem mais barato que a cocaína e efeito de curta duração, o que gera o seu uso em maiores quantidades tornando o vício muito mais caro. É um estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, provocando a dependência física que leva à morte por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
.
.
O crack leva cerca de 15 segundos para chegar ao cérebro, quando iniciam seus efeitos com forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, com sensações de aparente bem estar, aumento da capacidade física e mental e indiferença à dor e ao cansaço.
.
Se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos surge a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.
.
Como o crack é uma das drogas de mais alto poder viciante, só de experimentar a pessoa pode tornar-se um viciado. Mas não é, porém, a primeira droga que alguém experimenta. De um modo geral o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, passando a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Mas como o efeito do crack passa muito depressa e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário usa-o em maior quantidade, fazendo gastos maiores. Para conseguir sustentar o vício as pessoas passam a utilizar qualquer método que seja. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente, partindi portanto para a ilegalidade, ou seja, para o tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc.
.